Receita: Maionese de Tucupi!

Maionese ainda melhor com tucupi amarelo!

O tucupi é principalmente associado a receitas regionais, como o tacacá ou pato, mas ele também é um ingrediente extremamente versátil como tempero. E não é atoa! O tucupi é fermentado e temperado conforme uma tradição presente na Amazônia, especialmente no estado do Pará, onde ele é a estrela da culinária e de onde está surgindo para ser estrela em todo o Brasil!

O ácido presente em função da sua fermentação transforma a maionese em uma receita viciante e abre uma porta para brincar com os sabores do tucupi: combina com batatas assadas, sanduíche de peixe frito, vegetais assados, burgers, empanadas e tantas outras coisas que a gente nunca nem imaginava mas só descobre quando vai para a cozinha.

A ideia é essa, mesmo! Ir para cozinha, descobrir um novo ingrediente e aprender como ele pode estar presente no nosso dia a dia, ajudando a deixar nossas receitas mais criativas e surpreendentes.

Mesmo se ele não for a estrela do prato, seu gosto consegue dar aquele toque especial que é o suficiente para elevar uma refeição, como em um molho, em um vinagrete, uma marinada ou mesmo nessa maionese que vamos te ensinar! 

Ingredientes

  • 1 ovo e 1 gema;
  • 150 ml óleo de canola;
  • 30 ml tucupi amarelo – 2 colheres (clique aqui para comprar);
  • Sal.

Modo de preparo

No copo ou bowl do mixer, que deve estar bem limpo, coloque o ovo, a gema e o sal. Com cuidado, use o mixer para misturar tudo, até ficar homogêneo. Em seguida, adicione o óleo bem devagar, como um fio, e vá misturando (com o mixer) até pegar ponto: a maionese deve ficar bem firme. Adicione o tucupi, aos poucos, e siga mixando até atingir uma textura cremosa.

Por Esther Weyl @naonasciprasermagra

One thought on “Receita: Maionese de Tucupi!

Fechado para comentários.