Receita: Risoto de Tucupi com Cogumelos!

Risoto é um coringa; Tucupi, idem!

Risoto é um prato coringa na cozinha para carregar sabores, enquanto Tucupi é um dos temperos mais especiais do nosso tempo. Risotos de trufa com parmesão, beterraba com tomate, frutos do mar com açafrão, tantas opções não são atoa: o arroz apresenta os ingredientes sem atrapalhar a combinação e é por conta dessa bela versatilidade que temos um milhão de receitas de risoto na internet.

É um prato que incentiva a gente a brincar e experimentar e claro que a gente não podia deixar de testar ele com tucupi, né? Juntamos com uma das nossas combinações favoritas: o cogumelo e ficou uma delícia! Mas você pode experimentar o seu como quiser: tucupi com tomate, com pato, com camarão! Faz e conta pra gente.

risoto de tucupi com cogumelos
risoto de tucupi com cogumelos

Ingredientes

  • 200 gr de arroz arbóreo, carnaroli ou bomba;
  • 500 ml de tucupi (clique aqui para comprar);
  • 200 gramas de cogumelo;
  • Manteiga;
  • 1/4 de cebola cortada;
  • 3 colheres cheias de parmesão ralado na hora;
  • 1 copo de vinho;
  • Azeite.

Modo de preparo

Comece limpando os cogumelos com uma toalha de papel molhada e corte em fatias.

Corte a cebola em cubinhos pequenos e, em uma frigideira grande, frite com bastante azeite. Em seguida adicione os grãos de arroz e misture bem e adicione um terço dos cogumelos e deixe refogar.

O próximo passo é adicionar o vinho e quando a frigideira estiver quase seca ir adicionando, aos poucos, o tucupi que precisa estar quente em uma outra panela – quente e não fervendo – pro tucupi não reduzir demais.

Em uma frigideira separada frite metade dos cogumelos que sobraram em manteiga e junte eles ao risoto quando todos estiverem dourados e os grãos já no ponto de finalizar.

Quando o grão de arroz estiver no ponto – em que está macio mais ainda al dente no seu centro, coloque uma última concha de tucupi, uma colher de manteiga gelada e o parmesão e misture avidamente por dois minutos.

Salpique os outros cogumelos por cima e sirva! Serve até 3 pessoas.

Você confere um vídeo (IGTV) de como fazer essa receita clicando aqui.

Por Esther Weyl @naonasciprasermagra

One thought on “Receita: Risoto de Tucupi com Cogumelos!

Fechado para comentários.